PLANO DE AULA - VOLTA AS AULAS


Boa noite, pessoal!
Este é um modelo de plano de aula para o ínicio das atividades letivas.




Entender a adaptação como uma oportunidade para aprender constitui-se num desafio e remete os dois pontos que incorporam valores importantes para nossas ações: acolhimento e aproximação.
1º Dia de aula (terça-feira 31/01)
Recepção e acolhimento na fila/identificação dos alunos
Apresentação pessoal, boas vindas
Apresentação dos alunos/ colocação do crachá/dinâmica do pirulo
Hora da História: O ursinho que não queria ir á escola
Estabelecer regras e rotinas diárias
Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los
Recreio: Acompanhar os alunos
Atividade: identificação do próprio nome
Atividade com alfabeto móvel/ ordem alfabética
Atividade de coordenação motora fina
Dinâmica/interação/socialização
Atividade extraclasse/ brincadeiras direcionadas no pátio
Arte: Confecção do ursinho no balão
Saída organizada e acompanhada



2º Dia de aula (quarta-feira 01/02)
Recepção na fila/identificação dos alunos
Boas vindas, meditação, oração, músicas
Chamadinha/Colocação dos crachás
Hora da História: Urso Bejamin (Cortesia – Me desculpe)
Combinados e regras
Atividade: nome
Alfabeto móvel/ordem alfabética/nome
Recreio
Avaliação Diagnóstica
Atividade de Português (nome)
Arte: Auto-retrato
Arte: Confecção da marca do Ursinho BenjaminAtividade extra classe/brincadeiras direcionadas no pátio
Saída organizada e acompanhada


  
3º Dia de aula (quinta-feira 02/02)
Recepção na fila/identificação dos alunos
Boas vindas, meditação, músicas
Chamadinha/Colocação dos crachás
Hora da História: Urso Bejamin (Cortesia – Por favor)
Combinados e regras (cortesis)
Atividade: discriminação visual
Massinha: Praxia fina
Recreio
Avaliação Diagnóstica
Atividades e de Português/ordem alfabética/Este sou eu
Arte: Representação da família
Atividade extra classe/brincadeiras direcionadas no pátio
Arte: Dedoche de  ursinhos
Saída organizada e acompanhada


4º Dia de aula (sexta-feira 03/02)
Recepção na fila/identificação dos alunos
Boas vindas, meditação, oração, músicas
Chamadinha/Colocação dos crachás
Hora da História: Urso Bejamin (Cortesia – Obrigado)
Atividade: Ordem alfabética (grafia e fonema)
Recreio
Avaliação Diagnóstica
Atividades e de Português/ordem alfabética/Este sou eu
Arte: Minha Escola
Recreação: Parque



Objetivos:

Compreender a importância da vida escolar
Conhecer os colegas de sala bem como suas preferências
 Participar de situações significativas nas quais as possam agir e interagir com os demais 
Compreender  as regras, rotinas e atividades pré estabelecidas


Comentários